Registo de Despesas
Olá a todos!
Como vão por esse lado?
Hoje venho partilhar convosco, um
desafio a que me propus este mês.
Recentemente, a propósito do
dinheiro que tenho gasto em medicamentos (ver post anterior), comecei a aperceber-me
de que não faço a menor ideia para onde vai o meu dinheiro.
Incentivada pela querida Cristina,
dos blogs Descontos e Diário das Minhas Finanças Pessoais, a menina do blog SerSenhora, bem como por muitas pessoas que sigo no Instagram (entre as quais
@atiopatinhas, a @poupacomigo, e a @sobra.x), decidir pôr fim a
isto.
Já que temos mesmo de gastar o dinheiro,
que o façamos em consciência.
(Coisa que por vezes me falha por estes lados... cof
cof)
Pedi dicas, vi vídeos no youtube, li
estudos e analisei aplicações e diversos métodos para controlo de despesas. Tudo me parecia muito confuso.
Como eu sou um pouco nerd do
Excel (só um pouquiiinho poucoxinho - ainda tenho tanto para aprender), joguei
mãos à obra, personalizado, para criar um mapa de registo de todos os valores
que saem do meu salário.
Receava que não fosse prático, pois
nem sempre temos o PC à mão de semear não é, então sincronizei o ficheiro com o
smartphone, e posso apontar todos os valores a qualquer momento, em qualquer
lugar. Claro que o Excel no telemóvel é um pouco básico, mas serve
perfeitamente para anotar despesas, e quando estou no PC, coloco as categorias
e faço os cálculos. Acaba por ser também uma forma de analisar e perceber onde
estou a gastar mais, e assim poder corrigir a trajectória até final do mês.
O que vos parece?
Neste mapa, entram apenas os gastos
do dia-a-dia, cujo dinheiro sai do salário que tenho disponível para aquele mês,
já depois de alocar as respectivas verbas a poupança, a investimento, e ao projecto de compra de casa, sendo que essas verbas entram noutro mapa.
Claro que este é um mapa
experimental, que irá sofrer adaptações à medida das necessidades (No worry,
a Cristina do Diário das Minhas Finanças Pessoais diz que demorou mais de um
ano a conseguir criar um método que funcionasse. E conseguiu! Portanto...Tudo
certo, não sou a única, isto parece difícil mesmo... mas ainda há esperança :P )
Para já, criei 9 Categorias:
1. Saúde
- Consultas, medicamentos, terapias
2. Supermercado
- Aquisição de produtos alimentares, de higiene pessoal e para a casa
3. Restauração
- Todas as refeições fora, desde pequeno-almoço, almoço, lanche, jantar, e até
um simples bolo na pastelaria.
(Esta verba é um dos
meus calcanhares de Aquiles, e um dos motivos pelos quais este mapa é importante.
Como podem ver, vamos a dia 10/Out e já gastei perto de 60€. Não pode ser. Ai
Maria, Maria...)
4. Deslocação
- Transportes públicos, motoristas de aplicação, portagens, combustível no
carro do rapaz.
(Não tenho carro,
e portanto recorro muito a Uber, Kapten e serviços do género. Outro calcanhar
de Aquiles a controlar.)
5. Viagem
- Viagens para fora de Lisboa, em passeio ou para visitar a família.
(Fui visitá-los agora
- de 4 a 7 / Out - e gastei mais de 76,00 euros em combustível e portagens. Achei
bastante, mas fiz quase 800 km, que eram absolutamente imprescindíveis. Contudo,
deu para perceber que, para a próxima viagem, tenho prescindir da Autoestrada)
6. Lazer
- Hobbies, Workshops, Actividades, Cultura, Livros
7. Vestuário
- Inclui aquisição de vestuário e calçado
8. Casa
- Despesas domésticas com habitação e serviços
9. Manutenção
Pessoal - Aqui incluem-se todos os valores destinados ao cuidado do
corpo, da imagem e do bem-estar físico, como sendo manicure, cabeleireiro, depilação,
limpezas de pele, massagens, aquisição de produtos de beleza, maquilhagem,
cremes, etc.
Bem, neste momento, o método está a
funcionar e já me permite tirar algumas conclusões.
O que vos parece? O que poderei
fazer melhor? Aceitam-se sugestões.
E vocês, caros amigos e amigas, também têm um mapa de
despesas?
Usam o Excel, aplicações ou registo em papel?
Foi fácil a adaptação?
Tem dado
resultados?
Deixo-vos um beijinho
Maria
Eu também sou uma nerd to excel :D e obrigado pela referencia.
ResponderEliminarEste ano tenho preguiça de registar as despesas no dia a dia, então no final do mês tiro o extrato do cartão, ponho na aplicação que uso e depois faço comparações em relação aos outros meses.
Boa sorte para este início de caminhada nas finanças pessoais!
Muito obrigado pelo comentário e pelas suas palavras! só agora respondo porque não recebo notificações dos comentários para aprovação, e como ainda sou nova nestas lides, também não me apercebi :P
EliminarTambém ja tentei fazer isso, mas quando chegava ao final do mês e ia ver o extrato, não percebia, já não me lembrava onde tinha gasto aqueles valores para os alocar a determinada categoria... não lhe acontece?
E como faz com o dinheiro de bolso? Ou paga tudo com cartão?
Obrigada pelas dicas!
Um beijinho grande
Primeiro aponto todas as receirltas e despesas numa agenda de papel. No final do mês elaboro uma grelha de Excel com 14 categorias (para as despesas). No final do ano sei a média de cada categoria e faço ajustes se necessário. Utilizo este sistema há 12 anos. Tem resultado.
ResponderEliminarMuito obrigado pelo comentário e pelas suas palavras! só agora respondo porque não recebo notificações dos comentários para aprovação, e como ainda sou nova nestas lides, também não me apercebi :P
EliminarTambém ja tentei fazer isso, mas quando chegava ao final do mês e ia ver o extrato, não percebia, já não me lembrava onde tinha gasto aqueles valores para os alocar a determinada categoria... não lhe acontece?
E como faz com o dinheiro de bolso? Ou paga tudo com cartão?
Obrigada pelas dicas!
Um beijinho grande