Registo de Despesas


Olá a todos!

Como vão por esse lado?

Hoje venho partilhar convosco, um desafio a que me propus este mês.
Recentemente, a propósito do dinheiro que tenho gasto em medicamentos (ver post anterior), comecei a aperceber-me de que não faço a menor ideia para onde vai o meu dinheiro.
Incentivada pela querida Cristina, dos blogs Descontos e Diário das Minhas Finanças Pessoais, a menina do blog SerSenhora, bem como por muitas pessoas que sigo no Instagram (entre as quais @atiopatinhas, a @poupacomigo, e a @sobra.x), decidir pôr fim a isto.

Já que temos mesmo de gastar o dinheiro, que o façamos em consciência. 
(Coisa que por vezes me falha por estes lados... cof cof)

Pedi dicas, vi vídeos no youtube, li estudos e analisei aplicações e diversos métodos para controlo de despesas. Tudo me parecia muito confuso.

Como eu sou um pouco nerd do Excel (só um pouquiiinho poucoxinho - ainda tenho tanto para aprender), joguei mãos à obra, personalizado, para criar um mapa de registo de todos os valores que saem do meu salário.
Receava que não fosse prático, pois nem sempre temos o PC à mão de semear não é, então sincronizei o ficheiro com o smartphone, e posso apontar todos os valores a qualquer momento, em qualquer lugar. Claro que o Excel no telemóvel é um pouco básico, mas serve perfeitamente para anotar despesas, e quando estou no PC, coloco as categorias e faço os cálculos. Acaba por ser também uma forma de analisar e perceber onde estou a gastar mais, e assim poder corrigir a trajectória até final do mês.

O que vos parece?



Neste mapa, entram apenas os gastos do dia-a-dia, cujo dinheiro sai do salário que tenho disponível para aquele mês, já depois de alocar as respectivas verbas a poupança, a investimento, e ao projecto de compra de casa, sendo que essas verbas entram noutro mapa.

Claro que este é um mapa experimental, que irá sofrer adaptações à medida das necessidades (No worry, a Cristina do Diário das Minhas Finanças Pessoais diz que demorou mais de um ano a conseguir criar um método que funcionasse. E conseguiu! Portanto...Tudo certo, não sou a única, isto parece difícil mesmo... mas ainda há esperança :P )

Para já, criei 9 Categorias:

1.     Saúde - Consultas, medicamentos, terapias

2.     Supermercado - Aquisição de produtos alimentares, de higiene pessoal e para a casa

3.     Restauração - Todas as refeições fora, desde pequeno-almoço, almoço, lanche, jantar, e até um simples bolo na pastelaria.

(Esta verba é um dos meus calcanhares de Aquiles, e um dos motivos pelos quais este mapa é importante. Como podem ver, vamos a dia 10/Out e já gastei perto de 60€. Não pode ser. Ai Maria, Maria...)

4.     Deslocação - Transportes públicos, motoristas de aplicação, portagens, combustível no carro do rapaz.
(Não tenho carro, e portanto recorro muito a Uber, Kapten e serviços do género. Outro calcanhar de Aquiles a controlar.)

5.     Viagem - Viagens para fora de Lisboa, em passeio ou para visitar a família.
(Fui visitá-los agora - de 4 a 7 / Out - e gastei mais de 76,00 euros em combustível e portagens. Achei bastante, mas fiz quase 800 km, que eram absolutamente imprescindíveis. Contudo, deu para perceber que, para a próxima viagem, tenho prescindir da Autoestrada)

6.     Lazer - Hobbies, Workshops, Actividades, Cultura, Livros

7.     Vestuário - Inclui aquisição de vestuário e calçado

8.     Casa - Despesas domésticas com habitação e serviços

9.     Manutenção Pessoal - Aqui incluem-se todos os valores destinados ao cuidado do corpo, da imagem e do bem-estar físico, como sendo manicure, cabeleireiro, depilação, limpezas de pele, massagens, aquisição de produtos de beleza, maquilhagem, cremes, etc.  

Bem, neste momento, o método está a funcionar e já me permite tirar algumas conclusões.

O que vos parece? O que poderei fazer melhor? Aceitam-se sugestões.
E vocês, caros amigos e amigas, também têm um mapa de despesas? 
Usam o Excel, aplicações ou registo em papel? 
Foi fácil a adaptação? 
Tem dado resultados?

Deixo-vos um beijinho
Maria

Comentários

  1. Eu também sou uma nerd to excel :D e obrigado pela referencia.

    Este ano tenho preguiça de registar as despesas no dia a dia, então no final do mês tiro o extrato do cartão, ponho na aplicação que uso e depois faço comparações em relação aos outros meses.

    Boa sorte para este início de caminhada nas finanças pessoais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário e pelas suas palavras! só agora respondo porque não recebo notificações dos comentários para aprovação, e como ainda sou nova nestas lides, também não me apercebi :P

      Também ja tentei fazer isso, mas quando chegava ao final do mês e ia ver o extrato, não percebia, já não me lembrava onde tinha gasto aqueles valores para os alocar a determinada categoria... não lhe acontece?

      E como faz com o dinheiro de bolso? Ou paga tudo com cartão?
      Obrigada pelas dicas!
      Um beijinho grande

      Eliminar
  2. Primeiro aponto todas as receirltas e despesas numa agenda de papel. No final do mês elaboro uma grelha de Excel com 14 categorias (para as despesas). No final do ano sei a média de cada categoria e faço ajustes se necessário. Utilizo este sistema há 12 anos. Tem resultado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário e pelas suas palavras! só agora respondo porque não recebo notificações dos comentários para aprovação, e como ainda sou nova nestas lides, também não me apercebi :P

      Também ja tentei fazer isso, mas quando chegava ao final do mês e ia ver o extrato, não percebia, já não me lembrava onde tinha gasto aqueles valores para os alocar a determinada categoria... não lhe acontece?

      E como faz com o dinheiro de bolso? Ou paga tudo com cartão?
      Obrigada pelas dicas!
      Um beijinho grande

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ainda a Reserva de Emergência Vs Opções de Vida

2 Anos como Empresária

O Mês de Fevereiro