Quero...Mas não está Orçamentado

Olá Amigos!

A propósito das minhas reflexões sobre a Bimby, apercebi-me que há mais algumas coisinhas que gostava de adquirir cá para casa, mas não estão orçamentadas.

Claro que, no início do ano, analisei o que era prioritário ou não, aquilo que precisava mesmo, e o que podia esperar até 2021, e considero que o meu orçamento / objetivos para 2020 estão bem definidos.

Mas há algumas coisinhas, de valor mais reduzido, não prioritárias mas que dão jeito, que gostava de ter / fazer, e não foram contempladas no orçamento

Exemplo:

- Uma bimby!!!

- Alguma decoração para a casa, que está completamente despida minimalista (candeeiros, molduras, tapetes, uma poltrona para ler)

- Mudar todos os interruptores e tomadas do apartamento, que estes ainda são do século passado

- Organizar o arquivo morto do escritório, o que implica comprar várias estantes

- Dar um up no WC n.º 2, que nem tem cabine de duche, toalheiros, candeeiro, etc.


MAS, tal como disse, não está orçamentado:


Então das duas, uma:


  • Ou poupo nas categorias que se encontram orçamentadas para libertar valor 
(Ex: previ 500€ para o frigorífico, e estou a planear adquiri-lo por 300/400€, logo: poupança de 100/200€ que poderei alocar a outra finalidade)


  • Ou poupo mais nas despesas do mês, por forma a contemplar estes extras dentro do valor mensal destinado a "salário".  


Poderia ainda: esfolar-me para obter mais rendimentos
Mas para mim, esta não é uma boa opção, porque a primeira finalidade dos rendimentos extra, é satisfazer os objectivos previsto/orçamentados, como por exemplo constituir reserva financeira de emergência (essa sim, absolutamente essencial).

Resumindo, ou poupo, ou não há bolachas.

Só assim poderei chegar ao final do ano com os objectivos principais cumpridos, e eventualmente alcançar mais umas coisinhas cá para casa

Forretice?

Não, meus amigos: Disciplina financeira!

Comentários

  1. E porque não aplicar as duas hipóteses?
    Podes conseguir uma boa poupança e aplicar nos desejos não orçamentados.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ainda a Reserva de Emergência Vs Opções de Vida

2 Anos como Empresária

O Mês de Fevereiro