Roupa barata é sinal de pobreza?

Olá Amigos tudo bem?

Da há uns tempos para cá, noto que a minha roupa tem vindo a encolher.
(É o que dá comprar roupa barata...)

E deparei-me com uma indecisão: ou comprava roupa nova, ou fazia exercício e/ou mudava hábitos alimentares

A decisão foi alterar hábitos para perder peso, o problema é que isso leva muito tempo e adquirir roupa nova produz um resultado imediato.

Então lá comprei 3 camisolas em promoção, numa lojinha barata. (Daquelas que esticam, just in case...)

Mas precisava de calças

Ora
Tenho uma prima que vestia o n.º 38/40 mas emagreceu,as calças ficaram largas e deu-as à tia (minha mãe).

A minha mãe também emagreceu, as calças ficaram largas e adivinhem: ficou a Maria com elas

Moral da história: por não ter ido na cantiga das dietas, faturei 3 pares de calças de marca (aproximadamente 70€/Cada)



E cá me parece que ainda há por lá mais que em breve deixarão de lhes servir.
(Se calhar vou adiar a inscrição no ginásio.)  NOT

Mas enfim
Esta coisa da roupa é algo que me dá que pensar.
Nunca gostei de comprar roupa, nem de escolher roupa, nunca fui de perder horas em lojas, nem de seguir todas as modas.
Ah e comprar sapatos então... detesto.
Para mim, a roupa e calçado são um mal necessário.

Como ultrapasso esta questão?

Opto por comprar peças básicas e intemporais, formais e informais para o dia-a-dia, e ter algumas peças mais especiais para dias importantes.

Quanto a sapatos, tenho uns ténis, umas botas pretas rasas, umas botas pretas de salto e uns sttilletos pretos para as reuniões e ocasiões formais. E chega.

Considero que costumo andar bem arranjada, adequada à ocasião, mas se formos a ver bem, a minha roupa é sempre a mesma. (shame).

O truque:


  • Faço compras nos saldos (Zara, Salsa, Mango)
  • Recorro a outlets (Freeport, Strada)
  • Compro em lojas económicas (Primark, Lefties, Modalfa), por vezes até no mercado/feira
  • Utilizo os descontos em cartão continente para comprar peças no supermercado
  • Uso roupa em 2ª mão (da prima, da mãe, da tia)
  • Uso peças há mais de 10 anos (quando não encolhem claro)
  • Coordeno o vestuário com maquilhagem elegante, acessórios, penteados.
  • Recuso-me a adquirir peças caras, de marcas caras, para exibir ou passar imagem de luxo ou ostentação.


E não é preciso muito para andar apresentável.

Viver e pensar assim é sinal de alguma carência económica? Há que investir na imagem porque o hábito faz o monge?

Considero que a imagem é importante.
A imagem, e com ela o vestuário, integram a nossa linguagem não verbal e portanto, ainda que não queiramos, passam uma mensagem.
Mas aqui a questão prende-se com a imagem que pretendemos transmitir.
A qual, no meu entendimento, deve transmitir o que somos e não o que gostaríamos de ser.
Não me faz sentido ostentar um outfit de 1000€, incluindo sapatos de 250€, mala de 400€ e por aí adiante, se adquiri tais peças apenas para exibir, quando os rendimentos não são altos a esse nível, e me encontro a caminhar para alcançar metas que considero mais importantes.
É uma questão de coerência relativamente ao que somos, ao que pretendemos e ao modo de estar que assumimos no meio social

No fundo,

Para mim, usar roupa barata não significa que sou pobre, mas sim que tenho objectivos para cumprir e não uma sociedade para impressionar.

Comentários

  1. Ai como concordo contigo!
    Vestir bem não tem de ser caro, e mais, basta teres um ou outro acessório mais caro que dá logo outro look sem teres necessariamente de vestir caro. (Os meus acessórios caros são herdados - 2ª ou 3ª mão de familiares, ou presentes).

    Em termos de qualidade-preço, prefiro comprar mil vezes nas feiras/mercados, do que nas lojas baratas, mas na zona de Lisboa há poucas :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah então mas em Lisboa tem a feira do Relógio!! Quando morava aí, aproveitava sempre grandes pechinchas :) Em vestuário e em alimentação (fruta, legumes, ovos)
      Agora estou pela Margem Sul e ainda não conheço cá nada...

      Eliminar
  2. Olá!
    Para mim a qualidade da roupa nada tem a ver com o preço dela (já comprei peças super baratas no Primark que me duraram mais tempo que peças mais caras da Massimo Dutti, p.e.). E o preço da roupa nada tem a ver com ser rico ou pobre.
    Eu sou cada vez mais apologista da inteligência financeira. Em gastar o nosso parco rendimento de uma forma consciente e eficiente. E se uma túnica da Primark barata tiver mais qualidade que uma mais cara da Zara, então compro a da Primark. Por outro lado se só gosto de me ver com jeans da Salsa então invisto nesses jeans.
    Cada vez preocupo-me mais com comprar com qualidade e menos pelo preço. Prefiro ter menos mas bom, do que vir a ter muito mas que ao fim de duas lavagens fica desfeita a peça.
    Obrigada pelos truques!
    Um dos meus objectivos para este ano é renovar totalmente a minha imagem ( https://atrabalhadoraassalariada.blogspot.com/2020/01/new-year-new-me.html ) e estes truques vão ser muito úteis.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ainda a Reserva de Emergência Vs Opções de Vida

2 Anos como Empresária

O Mês de Fevereiro