O Mês de Fevereiro


Olá Amigos!

Devo confessar uma coisa: este mês estive muito pouco focada nos gastos

Foi um mês que foquei mais nos rendimentos e muito menos nas despesas

Até andei uns dias sem as apontar, mas mais ou menos lá voltei a anotar tudo (bem, com alguma margem de erro 😋)

Essa falta de foco e cuidado traduziu-se inevitavelmente em…

Incumprimento do Orçamento Mensal, ora pois claro



Mas a vergonha continua:

- Tive uma conta de electricidade e gás bastante mais alta do que o normal, porque me esqueci de enviar a contagem de consumos

 - No início do mês esqueci-me de aprovisionar a conta bancária à qual está associado o crédito à habitação, logo, quando o banco tentou fazer débito direto da prestação e não conseguiu, aplicou-me logo 12€ de juros

- Por não ter analisado corretamente o descritivo das faturas do fornecimento de água, não paguei 2 valores e entrei em incumprimento. 
Tive um aviso de corte e foi me aplicado o valor de 28€ pelo corte de água…que nunca aconteceu. Ainda assim fui obrigada a pagar o valor em dívida acrescido dos 28€ de um serviço que não me foi prestado. 
Reclamei para a Câmara Municipal pedindo o reembolso do valor e aguardo resposta.

Em conclusão: brincando, brincando, deitei ao lixo o simpático valor de 40€ mas ganhei mais juízo para a próxima.

Na verdade, Fevereiro foi mês de bater Records!

ORA

- Bati o record de gastos em restauração! Se bem se lembram, o meu orçamento era (ERA) de 100€/mês e eu gastei exatamente 264,97€! Quase o triplo. 

Justificação possível: Foi o meu aniversário e só nesse dia paguei 9 refeições a pessoas que amo; um jantar de aniversário de um familiar; dia dos namorados; vários trabalhos fora de Lisboa que me obrigaram a almoçar fora. 

Em março estou proibida de me portar (assim tão) mal.

- Bati também o record de gastos em supermercado. Orçamento de 100€, gastei 235,78€ !! Não existe explicação possível. 

- Por me terem emprestado um carrito para as minhas voltinhas casa-estação, casa-supermercado, ofereci um depósito de gasóleo, o que se traduziu em - 57,99€ negativos na categoria “Deslocação”. Deu jeito, mas para os poucos km que fiz, não compensou. 
Já não quero carro emprestado e tenciono comprar o meu próprio carrito dentro em breve.

- Fiz apenas três dias completos de No Spending Day

- Não houve poupança nem alocação de verba para “despesas ficcionada” este mês. 
Mês que vem será melhor.

- Aliás, gastei 206,50€ extra em alguns miminhos para a casa (mudei sistema elétrico, tomadas, interruptores, candeeiros, estores para a sala etc.), mas foi de um presente de aniversário que me deram, não mexi na poupança.

- Gastei 113,74€ extra em vestuário (o que tinha já não me servia, remember?). Retirei da poupança, o que já estava previsto desde início do ano pois não estipulei verba para essa categoria do rendimento mensal disponível.


Resumindo, sem contar com as despesas extra (casa e vestuário)

Este mês gastei 1.085,70€  >  109 % de Despesa

Não só não poupei os 250€ previstos (180€ despesa ficcionada + 70€ poupança), como ainda tive de roubar 9% do valor poupado nos últimos meses.

E pior: Este mês não vivi dentro do rendimento.



Como nem tudo são más notícias:

- Paguei a última prestação dos electrodomésticos da cozinha. 

(Ainda falta comprar o tal frigorífico, continuo à espreita de uma boa promoção. Quem espera sempre alcança 😊)

- Já foram instaladas as caixilharias das janelas cá de casa. Vidro duplo, em PVC, janelas de correr e de abrir com oscilo-batentes, estores, tudo com corte térmico e acústico. 
Ficaram impecáveis, e desde que foram instaladas, nunca mais senti frio em casa, não voltei a acender lareira nem aquecedores, o que se traduz numa poupança aproximada de 65€/mês em aquecimento. 

Paguei 55% do valor total da obra (poupado ao longo do ano de 2019 já com essa finalidade) e os restantes 45% pagarei ao longo do ano 2020, sem juros.

DO PONTO DE VISTA DO RENDIMENTO

Fevereiro foi um mês extraordinário
Motivada pelo desastre de janeiro (às vezes é bom tocar no fundo para tomar balanço), senti-me determinada a inverter a espiral negativa e começar a trabalhar a sério.

Apliquei uma série de estratégias (poderei falar disto noutro post se virem interesse), a energia voltou a fluir e os resultados apareceram:


1)    OBJETIVO ZERO (cobertura despesas):                   Largamente atingido
2)    OBJETIVO UM (faturação 2800,00 €):                     Ultrapassado – 167%
3)    OBJETIVO DOIS (faturação 3350,00 €):                  Ultrapassado – 134%
4)    OBJTIVO EXTRA FEV:                                            Quase atingido – 92%

Recordo que o objetivo extra de fevereiro era compensar desastre contabilístico de Janeiro, atingindo valor do Objetivo Um que não consegui alcançar no mês anterior, ou seja, conseguir em Fevereiro, faturar o valor que não consegui em janeiro.

Não o alcancei, porque aguardo pagamento de aproximadamente 2000,00€ de cobranças difíceis

Ainda assim, cheguei perto, ficando em 92% do objetivo extra do mês de Fevereiro !

Estou feliz e orgulhosa.

Objetivo Extra Março: Compensar os 8% que faltam, para, no mínimo, fechar o primeiro trimestre de 2020 com 25% do Objetivo Anual Alcançado.

Como foi o vosso mês?

Comentários

  1. Respostas
    1. Obrigada! :) Bem...Até não foi muito mau, o mês foi bom, eu é que me portei mal porque não registei tudo e perdi um pouco a noção dos gastos. Em Março vou andar mais atenta às despesas
      Beijinho

      Eliminar
  2. O meu fevereiro também não foi famoso.
    Aliás, este ano para já não está a ser como planeado.
    Espero dar a volta já este mês...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E vai dar tenho a certeza
      Btw, não tenho comentado porque ainda me atrofia aqui os inícios de sessão do gmail, mas vejo todos os v/ posts e acho tudo incrível. A forma como faz os balanços mensais, fala de investimentos ...ah e os posts humorísticos! hahaha Os meus parabéns, o RB tem um conteúdo extraordinário.
      Força para continuar, cá estarei para ver e aplaudir!
      E mto obrigada por comentar aqui por estes lados.
      Um bjinho
      Maria

      Eliminar
  3. A série de estratégias... Queremos sim um post c isso ��.
    Foco em Março ��, vai correr bem.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ainda a Reserva de Emergência Vs Opções de Vida

2 Anos como Empresária