Passe Mensal - Compensa?


Olá amigos!

**POST ESCRITO A 10/JANEIRO**

Costumo gastar 40€ no passe mensal e este mês, a 10/Jan ainda não precisei de o renovar, pois não tenho feito deslocações nos transportes públicos. 
(Safo-me a andar a pé, ou de carro com o namorado. Esperta! 😉

Se fosse "antigamente" (Omg, começo a apresentar discurso da terceira idade), já estava a lucrar, pois subscrever o passe mensal, ele valia por 30 dias após essa data. 
Poupava dinheiro ao ganhar tempo. 
Ao chegar ao final do ano, em vez de fazer 12 subscrições, se calhar fazia só 10, o que se traduzia numa poupança significativa 

Com as alterações de 2019, que reduziram muito o valor dos passes e isso foi extraordinário e uma grande ajuda às famílias, existiu uma medida que não é muito positiva: a subscrição do passe mensal, apenas é válida para esse mês civil, independentemente do dia em que seja realizada. 

Ou seja:

Antes de 2019:     Subscrição do passe a 10 de Janeiro, validade até 10 de Fevereiro
Após 2019:           Subscrição do passe a 10 de Janeiro, validade até 31 de Janeiro. 

Pelo mesmo valor. No meu caso: 40€

Atendendo a tudo isto, à data já avançada do mês e ao facto de não usar tanto os transportes públicos quanto isso, a minha dúvida é se este mês, compensa subscrever o passe mensal. 

Ora, presumivelmente, até 31/Jan precisarei usar transportes públicos para ir a Lisboa, entre 5 a 10 vezes

Bilhetes Pré Comprados - 10 viagens = 23,95 €

Poupança: 16,05 €

Concluo que, se de facto a minha necessidade de me deslocar for reduzida a 5 idas a lisboa/mês, não compensa subscrever o passe mensal. 

Contudo, sem passe e sem carro, vou sentir-me territorialmente limitada e isso é um esforço muito grande, que talvez não justifique 16 € de poupança. 

Sobretudo porque seguindo esse método restritivo: 

- Não posso utilizar metro/carris e teria de fazer as deslocações em Lisboa a pé
- Não posso utilizar os autocarros da TST nem os Barcos da Soflusa
- Ao sentir-me restringida, irei chamar um Uber ou um Kabify e facilmente, em 2 ou 3 viagens, gasto mais do que os 16€ de poupança
- Ou simplesmente iria evitar deslocações pseudo-essenciais, que se podiam revelar boas oportunidades de negócio ou de lazer

Portanto, concluo que apesar de ser à risca, não me compensará não subscrever o passe. 

Obrigado por raciocinarem comigo :) 

Um beijinho da 

Maria

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ainda a Reserva de Emergência Vs Opções de Vida

2 Anos como Empresária

O Mês de Fevereiro