2 Anos como Empresária

Olá a todos

Amigos, faz hoje 2 anos que saí do meu anterior emprego, e amanhã dois anos que iniciei a minha actividade profissional como empresária em nome individual.

Ou seja, saí de um trabalho num dia, e lancei-me no dia seguinte.

Na verdade, trabalhar por conta própria já era um objectivo de longa data; já havia pensado em várias formas e estratégias. Mas faltava-me a iniciativa.

Por vezes, quando temos um emprego, ainda que não seja o que mais gostamos, vamos ficando agarrados à segurança de ter um salário certo...e adiando os nossos sonhos.

Naquele dia, 8 de janeiro de 2018, achei que não podia adiar mais.

Dois anos depois, eis as minhas aprendizagens:

Empreender, nada mais é do que lutar pela vida.

Trabalhar 20h/dia seguidas se necessário for

É não ter subsídios de férias, de natal, de doença, de desemprego

É ter de pagar impostos, IVAs e licenças sem fim

Começar cada mês com um mapa de excel em branco, sem saber se no final do mês existirá "salário" e rendimento para pagar despesas

É não poder tirar férias porque existem obrigações a cumprir, e elas só dependerem de nós

É multiplicar-se pelas várias necessidades do negócio, sejam elas de carácter comercial, administrativo, ou a as mais simples de limpeza do escritório, idas aos correios, aos serviços públicos.

É saber-se que, ninguém é indispensável, mas sem nós, a empresa não funciona

É saber-se que uma simples gripe, pode pôr em causa o objectivo mensal.

Ter sempre presente que a formação, a aprendizagem constante é indispensável, pois o que aprendemos, traduz-se no produto que vendemos, e consequentemente nos resultados que obtemos.

Empreender, é viver em guerra constante, dia após dia, com todos os obstáculos pelo caminho, e isso nos dar ainda mais força para trabalhar mais e melhor.

Com a consciência de que, quanto maior o obstáculo, maior o herói.

Beijinho da

Maria

Comentários

  1. Estou agora a conhecer o seu blog. Vou passar a acompanhar a sua jornada como empresária.

    Empreender não é fácil, tem muitos sacrifícios e muitas dificuldades. A maioria das pessoas olha só para o sucesso dos empreendedores e acha que é fácil.

    Também tenho um blog e um canal do YouTube chamado " Dinheiro Investimento e Lazer " onde fala sobre dinheiro (finanças pessoais, empreendedorismo) investimento (renda fixa, fundos imobiliários e ações) e lazer (viagens, Portugal, Livros).

    Eu sou português mas actualmente vivo no Brasil.

    Abraço e sucesso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá boa tarde!

      Obrigado por visitar o meu blog e por me dar a conhecer o seu

      Vou acompanhar com atenção

      Bjo
      da
      Maria

      Eliminar
  2. Boas aprendizagens, eu este ano talvez também me lance como "empresária" (mas apenas a tempo parcial). É bom saber aquilo que me espera :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ainda a Reserva de Emergência Vs Opções de Vida

O Mês de Fevereiro